Oktober 26, 2005

Reformulação de sentidos



Pra quem não sabe, a NGB decidiu reformular o sentido de algumas palavras em nosso dicionário, devido às últimas mudanças no emprego delas em nossa sociedade. Concordo com a alteração, embora tenha que lamentar a perda de duas palavras em nosso vocabulário.
A primeira a ser expugnada foi a palavra "amor". Segundo os gramáticos de plantão, ela está desaparecendo do nosso léxico por motivos óbvios. Um deles diz respeito ao seu próprio significado que desapareceu pela ausência de atitudes como a filantropia, o respeito e a admiração. Com isso, perdemos expressões como "amor ao próximo", "eu te amo" ou "gosto de você".
Mais drástica, porém, é a situação do vocábulo "amigo". Substituído por termos como "colega" e "companheiro", ele não contém valores semânticos mais fortes do que em sua origem. O nosso atual presidente ratifica essa hipótese.
Por outro lado, precisamos lamentar a força que algumas palavras como "interesse", "falsidade" e "corrupção" têm adquirido em nosso país. O professor Pasquale já exorta os falantes a escrevê-las com letra maiúscula em suas redações. Disse o catedrático: -Interesse deve ser escrito com "I" maiúsculo por nossa nação! Assim, estaríamos evitando um erro pernóstico na língua portuguesa.
Para ele, ninguém está isento do "minúsculo interesse" em nossa sociedade. Estamos fadados ao crescimento formal e semântico de alguns termos de nosso dicionário.
No entanto, como um péssimo leitor das regras gramaticais, prefiro eximir-me de tais alterações. Sou adepto do conteúdo. Fiquei triste após mais um absurdo em nossa língua. E, com grande pesar, decidi transmitir essa triste notícia.

Obs.: Qualquer semelhança com a nossa realidade é mera coincidência! rsrsrs

1 Kommentar:

[sic]. hat gesagt…

Comento os dois últimos posts aqui porque os comments nesse tamplate não são muito práticos, bastava abrir um pop-up, né não?
Gilberto Barros é amigo de padre quevedo, que diz não haver demônios, mas não acredito; o pula pirata, por exemplo, é a mais típica manifestação do tinhoso, um corpo endemoninhado saltando sobre as crianças, veja só que terror...
Já sobre o babaca do Pasquale, gostei do texto, jovem, "redondino", como costumo dizer. Taí, vou te linkar lá no continuosis, quem sabe você se manca e resolve aprender a linkar os amigos também...
grande abraço, rapaz, não te esqueci na ata desta vez...